Histórico 2017-07-18T14:50:49+00:00

Histórico

Desde seu início, Figueira era prevista como Centro Espiritual e como Centro de Vida Grupal Criativa – arquétipos de vida consagrada para a humanidade, que atuam de modo complementar.

Três colunas impulsionaram o trabalho que hoje acontece em Figueira: os padrões de conduta para a nova humanidade; os padrões de cura, harmonia e beleza; e o silêncio. Nessas colunas estavam representadas as energias dos três maiores Centros Planetários: Miz Tli Tlan, Aurora e ERKS, respectivamente.

Três áreas manifestaram-se inicialmente: uma resguardava o silêncio, onde foi erguida a Casa de Retiro, hoje Acolhimento da Esperança. Outra, a Área da Vida Criativa, correspondia à coluna dos padrões de conduta para a humanidade futura, vivenciados por meio da vida grupal fraterna. E, na terceira, os padrões de cura, harmonia e beleza, simbolizados pelas áreas preservadas, estabeleciam um contato mais direto como os reinos da Natureza. As demais Áreas que hoje existem foram surgindo como desdobramento dessas três colunas.

Com o passar do tempo, o Centro Espiritual transformou-se em Monastérios da Ordem Graça Misericórdia, em diferentes pontos do planeta; e o Centro de Vida Grupal Criativa evoluiu como Comunidade-Luz.

As Áreas de Figueira e o trabalho como centro de vida criativa também se ampliaram muito. Daí a necessidade de constituir a Associação Comunidade Figueira, para dar sustentação mais efetiva à estrutura que foi manifestada e à diversificação das tarefas ali realizadas. A Associação é portanto um dos aspectos da Comunidade Figueira – a qual reúne mecanismos para manutenção de sua infraestrutura e segue os princípios gerais de Figueira.

As extensões de Figueira, como núcleos localizados em outras cidades, são expressões da ampliação desse trabalho. Seguindo o mesmo impulso, a Casa Luz da Colina manifestou-se com o propósito de expandir as atividades de serviço, inspirada no trabalho de Frade Pio de Pietrelcina. Mesmo integrando a Comunidade Figueira, elas podem constituir suas próprias associações, o que tem ocorrido.