Pular para o conteúdo principal
Cisterna é construída na Comunidade-Luz Figueira em curso-mutirão

Categoria: Meio ambiente

Com o intuito de formar multiplicadores para construção de cisternas de ferrocimento, a Comunidade-Luz Figueira ofereceu um curso em forma de mutirão entre 7 e 10 de janeiro desse ano.

A cisterna de ferrocimento é um reservatório para captação de água da chuva.

Construída com uma técnica simples e eficiente, utiliza poucos recursos materiais e proporciona um aproveitamento consciente da água da chuva, tendo como consequência uma redução do consumo de água potável.

O curso contou com 10 colaboradores, que além de aprenderem todo o processo – do planejamento à construção – ainda implantaram uma cisterna de 20 mil litros em uma das áreas da Comunidade-Luz Terras da Irmandade.

Sabemos que grande é a necessidade de captarmos as águas das chuvas, não só para a utilização em períodos de seca e escassez, mas também como princípio de preservação desse bem tão precioso que é o recurso hídrico potável. Por isso agradecemos a todos os envolvidos pela iniciativa do curso e por todo o empenho na construção dessa primeira cisterna.

Agora o grupo, que segue apto a colocar em prática o que foi aprendido em outras áreas da Comunidade-Luz, ainda tem planos de elaborar uma cartilha que explicará de forma simples todo o processo de construção dessas cisternas.

Notícias e artigos relacionados