Pular para o conteúdo principal
2º Encontro Vivência dos Jovens na Comunidade-Luz Figueira

Categoria: Educação, arte e cultura

Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2024, foi realizado o 2º Encontro Vivência dos Jovens na Comunidade-Luz Figueira, com o tema “Sagrado Serviço”. O Encontro foi organizado pela Campanha da Juventude pela Paz e por jovens moradores da Comunidade-Luz e Casa Luz da Colina, e contou com a participação de jovens de vários estados do país.

Na abertura do Encontro todos participaram de uma dinâmica grupal e depois se dividiram em três grupos para as atividades da manhã. Um grupo auxiliou na elaboração do almoço fraterno, que atende famílias em situação vulnerável, outro participou de uma oficina musical com jovens da cidade e o terceiro grupo acompanhou monges da Ordem Graça e Misericórdia em visitas a famílias para realização de trabalhos de oração.

À tarde, os jovens acompanharam uma conversa com o Grupo do Apiário da Comunidade-Luz, aprofundando seus conhecimentos sobre o mundo das abelhas. Depois disso, o grupo participou de uma sintonia com mantras e músicas e finalizaram o dia com uma comunhão em meio à natureza.

O segundo dia do Encontro foi dedicado ao “Mutirão com São José, por Amor aos Reinos”. O grupo se dirigiu ao Parque Francisco de Assis, em Lavras, onde ajudou na limpeza, cuidados e atenção aos animais resgatados e às áreas que os abrigam. O dia foi finalizado também com trabalho de sintonia na Comunidade-Luz.

“Traz muita consciência quando você vê a situação dos animais, vê o servir das pessoas que estão lá, a gente poder colocar uma gotinha num trabalho muito grande que está acontecendo... Foi muito forte esse dia, porque a gente foi pra Lavras, teve essa manhã de serviço e de doação, e assim que retornamos tivemos um evento muito forte litúrgico” – comenta Jaan (32 anos – Sorocaba-SP), participante do Encontro.

No terceiro dia da vivência, os jovens foram até a área das Terras do Sol participar do “Mutirão dos Reinos”, realizando o plantio de mudas de café e pupunha em um sistema de agrofloresta. A atividade foi finalizada com comunhão ministrada pelos monges da Ordem Graça e Misericórdia.

“A principal motivação para a realização dos encontros da juventude na Comunidade-Luz Figueira é a possibilidade de que mais jovens conheçam esse lugar, que possam viver em cada atividade um encontro com o sagrado em si mesmos e nos irmãos. O encontro também permite que a juventude não se sinta sozinha no caminho espiritual” – explica a Irmã Samaritana de Jesús, uma das organizadoras do evento.

Sobre sua experiência na Comunidade-Luz, a participante Mariana Gonçalves Lefebvre (20 anos - Alfenas-MG) relata: “O encontro foi muito especial e tocante para mim, foi um momento de compartilhar alegrias entre amigos e de nos conectarmos com essa força maior. Encontrei a paz que buscava, nesses poucos dias de vivência, além de grandes amizades que levarei para a vida. Todas as sintonias antes da comunhão me marcaram de maneira tão profunda, que agora sempre me pego cantando na mente alguns mantras. Espero que venham próximas vivências como essa para que outros possam ter a mesma experiência que tive.” 

A jovem Maria Santana Alvim (19 anos - Florianópolis-SC) comenta: “Eu acho que a juventude está num momento muito delicado, todos nós. O mundo está num momento muito delicado. E estar aqui ancorando a espiritualidade, foi um resgate pra mim muito importante, principalmente vendo que existem outros jovens que também estão procurando esse caminho.

Em seu balanço do Encontro, Irmã Samaritana de Jesús conclui: “É imensurável o impacto que uma vivência como essa pode ter em uma pessoa a curto e a longo prazo. São impulsos internos que chegam pela participação em um encontro num Centro Espiritual. Do que percebemos, vimos a alegria, a fraternidade, o entusiasmo nas tarefas, a construção de novas memórias para os envolvidos, tanto os jovens participantes, como o grupo beneficiado pelas ações de serviço”.

Notícias e artigos relacionados