Pular para o conteúdo principal
Encontro Internacional de Sementes Tradicionais, Orgânicas e Biodinâmicas e Agricultura para a Vida

Categoria: Agricultura sustentável

Sementes: “tudo começa nas sementes e termina nas sementes”. Assim se manifestou Karim Collier, agrônoma, em sua palestra no segundo dia do Encontro Internacional de Sementes Tradicionais, Orgânicas e Biodinâmicas e Agricultura para a Vida, que aconteceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nos dias 20 e 21 de outubro.

E as sementes que abriram o Encontro foram as crianças do Coral das Crianças da Escola Parque Tibetano, unidas ao Coral dos Jovens da Comunidade-Luz Figueira com cânticos cheios de alegria que graciosamente despertaram a atenção dos participantes para o início do evento.

Os adultos então assumiram seu papel, cabendo ao agrônomo Sebastião Pinheiro ministrar a palestra de abertura abordando o tema das sementes de uma perspectiva histórica, social, econômica e filosófica, com seu estilo característico, enfático e eloquente.

Na sequência assumiu a palavra Vladimir Moreira, agrônomo, pesquisador e consultor que apresentou o livro "Guia Prático para a Produção de Sementes de Hortaliças", de sua autoria, lançado pela Irdin Editora, produzido em colaboração com Setor de Plantios e Sementes da Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI). O palestrante afirmou que: “Um dos grandes gargalos que se tem hoje na área da agroecologia são (a falta de) materiais didáticos acessíveis para agricultores. Você tem publicações aí que não são acessíveis para o entendimento de um agricultor no seu dia a dia. Então, a gente vem já há muitos anos sistematizando as informações da área de produção de sementes.”

 

Após o almoço coletivo oferecido gratuitamente pela Comunidade-Luz Figueira, no Centro de Integração Universitária (CIUNI), os participantes do Encontro se distribuíram entre as 14 oficinas que foram ministradas em diversas áreas do campus da UFLA, cada uma focando o tema das sementes tradicionais de um ângulo específico, de maneira prática e interativa.

O segundo dia do Encontro foi aberto com apresentações musicais do Projeto Sons da Cachoeira e do Coral das Meninas Cantoras de Lavras.

Às apresentações seguiram-se palestras dos pesquisadores da Embrapa, Irajá Antunes e Altair Machado, de Laura Rossano, presidente da Rede de Agroecologia do Uruguai, e de Karim Collier, da empresa Sementes Vivas, de Portugal. E a parte instrucional do Encontro foi encerrada com um vídeo Institucional da plataforma Wikifarmer e webinar de Stella Provelengiou, responsável pela plataforma, que tem sede na Grécia.

Os palestrantes abordaram questões relativas à situação atual das sementes tradicionais, também conhecidas como crioulas, nativas, de polinização aberta, não modificadas geneticamente, e os grandes desafios a serem enfrentados atualmente para a preservação do seu patrimônio genético e cultural frente ao avanço das sementes comerciais em todo o mundo. Também foram compartilhadas informações referentes à segurança alimentar e a práticas agrícolas sustentáveis, assim como informações técnicas visando a capacitação de agricultores para a produção e aperfeiçoamento das sementes.

Ao mesmo tempo, no CIUNI, acontecia a Oficina Lúdica e Educativa de Sementes para as Crianças, na qual lindas mandalas foram feitas com as sementes que as próprias crianças recolheram no chão do campus durante uma caminhada guiada.

Inspirada pelas vivências do Encontro, a estudante de Gestão Ambiental, Jordana Arantes, comentou: “A gente deveria se perguntar mais de onde vem nosso alimento, buscarmos saber de onde ele vem, e nos conscientizarmos da importância da preservação e da conservação dessas sementes, porque elas são a base de tudo, a base da nossa vida. Sem o alimento, nós não existiríamos...

Um dos organizadores do evento, Frei Renatto, coordenador do Setor de Plantios e Sementes da Comunidade-Luz Figueira, falou sobre suas motivações para promover o Encontro: “Principalmente ressaltar a importância dessa prática chamada agricultura e seus princípios espirituais, e a relação que isso tem com um campo de coerências onde toda a teoria, todos os princípios são plasmados por uma ética, um respeito. A agricultura é o primeiro passo que temos que aprimorar, como seres humanos, torná-la consciente, para encontrar uma forma de vida que se estruture com maior equilíbrio na superfície da Terra. Esse é um dos motivos principais para termos começado a construir um evento que tem essa repercussão num panorama mundial, internacional.

Depois de uma manhã de intensa programação, os participantes puderam desfrutar novamente de uma deliciosa feijoada vegana oferecida no almoço, e se dirigiram à Praça Histórica da UFLA, onde aconteceu a Feira de troca de sementes crioulas, nativas e ancestrais, e exposição de produtos e elaborados orgânicos. Nesse momento descontraído, os participantes puderam conversar, trocar experiências e, claro, sementes, enquanto as crianças assistiam a um teatro de fantoches educativo e divertido, criado e encenado por membros da Comunidade-Luz.

Durante a feira, o professor e agricultor de Três Corações, Pablo Gomes, expressou sua satisfação em participar do evento: “Sempre que a gente encontra pessoas assim, com esse propósito de compartilhar sementes, pessoas que vivem da terra, esse momento aqui pra mim é a parte mais legal. A conversa, a troca de informações... é muito bom isso. Eu levo não só sementes, mas novas amizades e contatos...

Tudo começa nas sementes e termina nas sementes. E assim também foi o Encontro, que começou nas sementes e completou seu ciclo, terminando nas sementes.

* O Encontro é fruto da colaboração e da parceria de diversas entidades que demonstraram interesse pelo estudo e pela difusão de conhecimentos sobre as sementes tradicionais: Universidade Federal de Lavras, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Lavras-MG, Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul, Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e Comunidade-Luz Figueira.

Notícias e artigos relacionados