Pular para o conteúdo principal
Agricultura sustentável
Agricultura sustentável
Agricultura sustentável

Agricultura sustentável

Em harmonia e cooperação com a natureza, o Setor de Plantios cultiva os alimentos orgânicos e as plantas medicinais que abastecem a Comunidade-Luz Figueira, além de realizar projetos de recuperação do solo e de reflorestamento com vegetação nativa.

Um dos objetivos da Comunidade-Luz é atingir a autossustentabilidade na produção de alimentos saudáveis, integrais, nutritivos e produzidos em sintonia com a sabedoria da Terra.

Agricultura sustentável

Agricultura regenerativa

Em Figueira, sintetizamos e aplicamos ensinamentos da agricultura regenerativa, que engloba métodos de agricultura orgânica, biodinâmica e sintrópica, por exemplo, em uma busca permanente pelo aprimoramento da consciência ecológica e ambiental.

Os cultivos abrangem diversos tipos de grãos, sementes, frutas, legumes, verduras, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), bem como ervas aromáticas e medicinais. Seguindo o princípio da doação, parte da produção é distribuída às comunidades locais.

Para disseminar os conhecimentos de agricultura regenerativa, nosso Setor de Plantios recebe voluntários e visitantes, promove cursos gratuitos e sedia eventos sobre o tema.

Agricultura regenerativa
Agricultura regenerativa
Agricultura regenerativa
Agricultura sustentável

Hortas

Em Figueira, as hortas orgânicas cultivadas pelos moradores e colaboradores fornecem parte dos legumes e das verduras que consumimos. Essa é uma maneira de nos relacionarmos de maneira consciente e cooperativa com a natureza, conhecendo um pouco sobre suas leis e seus ciclos. Além de produzir alimentos saudáveis, o trabalho com a terra nos coloca em contato com princípios de cura, vitalidade e harmonia.

Em tempos de economia e de busca por autossustentabilidade, todos podemos encontrar soluções simples, ecológicas e criativas para cultivar uma horta orgânica no espaço que temos disponível.

Hortas
Hortas
Hortas

Vídeos sobre agricultura sustentável

Assista o vídeo do lançamento

Notícias sobre agricultura sustentável